terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Chegou o kefir

Já ouviu falar de kefir? Não!? Eu também nunca tinha ouvido falar até semana passada, quando encontrei uma matéria no Uol sobre o assunto. Como gosto de coisas naturais, achei bem interessante e procurei me informar mais acerca disto.

Vi que o kefir é uma espécie de fungo (também chamado de cogumelo do leite, entre outros nomes) que pode ser cultivado no leite de forma a fermentá-lo, resultando num alimento lácteo probiótico e bastante saudável.

Isso mesmo: leite fermentado. Similar àqueles vendidos em supermercado. Mas com a vantagem de ter cerca de cinco ou seis vezes mais lactobacilos vivos que seus "primos" de prateleira. Além de ser um produto, obviamente, mais natural. Aliás, este kefir é um fungo extremamente sensível e, por isto, seu processo de industrialização é muito difícil, apesar de haver iniciativas neste sentido.

Também existe uma variante de kefir que é cultivada apenas com água e açúcar mascavo, usada preferencialmente por pessoas com intolerância à lactose. Com o tempo, os grãos vão crescendo. Em princípio, achei curioso quando soube que muitas pessoas doam os grãozinhos gratuitamente e decidi conferir. Depois de me associar ao grupo de usuários, procurei os classificados e, após uma semana, recebi-os da colega Gabriela Túlio -- a quem, aliás, devo meus mais sinceros agradecimentos por ter gentilmente atendido à minha requisição.

Vi que o cultivo demanda bastante cuidado. Assim, além dos benefícios para saúde, espero também ter disciplina para cuidar deles adequadamente. Tão logo haja mais coisas relevantes sobre minha experiência com kefir, certamente escreverei sobre elas no futuro.

Até a próxima.

5 comentários:

Unknown disse...

OLá,
sou de belém também e estou começando a estudar o kefir.

vc pode me dizer qual é esse grupo que você entrou ou algum contato de pessoas que doem o grão do kefir de leite?

meu e-mail é piani2004@yahoo.com.br

grato!

JORNALISTA E ARTEIRA...ARTES EUSE disse...

O KEFIR PODE VIR DE BELEM PARA SÃO PAULO, SEM DETERIORAR??????
POR SEDEX TALVEZ NÉ....!!

Unknown disse...

Oi! há algum tempo li sobre os benefícios do kefir, mas agora estou realmente precisando de lactobacilos, vc poderia me dizer como conseguir, tb sou de Belém, meu e-mail é ggerliane@hotmail.com

Unknown disse...

Ola...
Resido em Belém e estou procurando pessoas que moram aqui e que façam doações destes grãos maravilhosos para saúde humana.
Meu e-mail é luizaesterconte@hotmail.com
Desde já agradeço pela sua compreensão.

Regisilva disse...

Olá tenho grãos de kefir e envio pelos correios,toledo_silva@oi.com.br.
Já me passe seu cep para cálcular,abraços.