quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Doença renal crônica

Hoje, ao visitar um grande amigo, recebi uma notícia ruim: ele descobriu estar com insuficiência renal crônica. Não tinha nenhum conhecimento desta doença e fiquei preocupado pois trata-se de uma enfermidade terrível, e achei que tinha que me informar mais sobre este assunto.

Esta insuficiência renal crônica é uma doença degenerativa que vai reduzindo gradativamente a capacidade funcional dos rins. Meu amigo já foi diagnosticado no último estágio da doença, quando estes órgãos estão completamente inoperantes. A única solução de fato é um transplante de rim e, paliativamente, as sessões de hemodiálise, três vezes por semana. A propósito, algo que não sabia, é que o tratamento de hemodiálise ao mesmo tempo em que é eficaz na eliminação das toxinas presentes no sangue, também é prejudicial pois remove vitaminas e outros nutrientes nele presentes.

Pelo pouco que pude me informar, não há apenas uma causa para tal doença. Entretanto, fatores como hipertensão arterial, diabete melitus e a inflamação dos glomérulos (estruturas microscópicas presentes nos rins, como uma espécie de novelo de vasos sanguíneos capilares). Também a presença de proteína sendo eliminada pela urina pode ser um indício desta doença. Se você tiver algum desses sintomas, procurar um médico para obtenção do diagnóstico pode ser uma boa medida preventiva.

Bem, passado o impacto inicial da notícia, meu amigo felizmente não perdeu a fé e a esperança. Alguns familiares devem fazer testes de compatibilidade na tentativa de se encontrar um doador na família brevemente. Temos todos fé de que tudo dará certo nos próximos meses.

Em particular quero dizer a você, meu amigo, que você está em minhas orações! Confie em Deus que dará tudo certo.

Grande abraço a todos e até a próxima.

Um comentário:

Mirelle e Ana Bell disse...

olá tudo bem?
Meu nome é Mirelle e sou renal cronica há oito anos...faço hemodialise e já tentei um transplante que não eu certo e agora estou na espera na fila de doador cadaver...
Mas minha vida esta bem agora...to fazendo faculdade, fiz alguns meses de estágio mas como não consigo arranjar um emprego de meio periodo, estou tentando me aposentar ou pelo menos um afastamento já q eu tinha registro, mas a dificuldade é grande

abraços

www.colinhodeanabel.blogspot.com