terça-feira, 1 de janeiro de 2008

Ano novo, agenda nova, segurança sempre

Um novo ano, novas perspectivas, novos planos, novos projetos... E para gerenciar isto, uma nova agenda.

Neste primeiro de janeiro estou tendo a oportunidade de fazer uso efetivo de minhas agendas. Até hoje, quase sempre minhas agendas acabavam o ano quase tão brancas como o iniciavam. No máximo, alguma ou outra anotação aqui, escritas de material de aula ali, algum recado acolá. Não sei se pelo clima da virada de ano, mas este ano, tudo será diferente -- ao menos é o que espero!

Como já mencionei previamente, há alguns meses tive contato com a metodologia GTD de David Allen. Esta metodologia defende que quanto menos você despender o esforço de sua mente para memorizar suas datas, compromissos e tudo o mais; maior será sua capacidade de usá-la de forma criativa para, com isto, desenvolver suas atividades de maneira mais eficaz e com menos estresse.

Podemos até não nos dar conta, mas quase sempre é muito comum estarmos usando nossa mente para memorizar dados que acabamos registrando apenas lá, e sempre despendemos esforço para recuperar tais informações. Além disso, dadas as atribulações normais de nossos dia-a-dias, acabamos também sempre correndo o risco de perda da informação por mero esquecimento e das más consequências relacionadas.

Certo. Depois disto, gostaria de mostrar a vocês a minha agenda para este ano de 2008. É um modelo de bolso da gráfica São Domingos, bastante simples e bem adequada às minhas necessidades, com a abertura possibilitando ver todos os compromissos da semana de uma vez. De capa dura, num papel claro e de fácil escrita, com calendário anual e de aniversários além de agenda telefônica. Muito prática mesmo. (Okay, antes que alguém fale, essa capa estilo pele de tigre era a única que tinha disponível na papelaria, rs :-)

Chegado o momento de preencher os dados pessoais na primeira folha, gostaria de relembrar aqui um caso. No início do ano passado acabei sendo vítima do asqueroso golpe do tele-sequestro. Bandidos telefonaram a meus familiarem dizendo que haviam me sequestrado quando estava chegando ao trabalho, que sabiam onde eu morava, ameaçando e solicitando dinheiro e tudo o mais. Coincidentemente ou não, semanas antes havia esquecido minha agenda na universidade em que lecionava. Sabe-se que os bandidos ardilosos que usam este golpe quase sempre se aproveitam de informações que nós mesmos fornecemos.

Assim, concluir que a ficha de dados pessoais da agenda não necessita ter todas as informações preenchidas, mas apenas o mínimo necessário para que quem a encontre possa devolvê-la e omitindo a maioria dos demais dados como endereços residencial e de local de trabalho, por exemplo.

Bem gente, este era o recado que gostaria de dar. No futuro devo apresentar melhor o meu entendimento da metodologia GTD e como estou fazendo sua implementação.

Um grande abraço, feliz 2008 e até a próxima.

Nenhum comentário: