quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Árvore genealógica

Com as festas de ano novo há muita confraternização. E é sempre muito bom rever amigos e parentes que não vemos há algum tempo, alguns até colegas de escola ou amigos de infância. Mas e como lidar quando, numa dessas, vem a pergunta "Está lembrado de mim?" e você fica sem reação por alguns instantes... É uma situação que pode ser constrangedora.

Particularmente eu não sei o que dizem as normas de etiqueta sobre isto, mas não tenho vergonha de admitir não recordar da pessoa e de perguntar de onde nos conhecemos e coisas do tipo. Neste contexto, com relação ao grau de parentesco daquele seu primo distante ou daquela sua tia com quem você pouco fala, há algumas ferramentas online que podem ajudar.

Recentemente recebi um e-mail de convite para me unir ao Geni, uma aplicação web que implementa uma espécie de rede de relacionamento com a finalidade principal de gerar a árvore genealógica de sua família. Achei bastante interessante a idéia, especialmente porque já tinha tentado encontrar as origens da minha família em outros desses sites de relacionamento como o -- famigerado -- Orkut, mas sem muito sucesso. No máximo uma pessoa (desconhecida) suspeitava ter o mesmo avô que eu, falsamente.

Infelizmente parece ainda ser um tipo de aplicação pouco popular. Imaginava que depois de algum tempo conseguria encontrar um parente comum a partir de meus avós e expandir assim dos clãs Freitas e Andrade. Ledo engano. Mesmo no site similar nacional (o MeusParentes.com.br) minhas pesquisas neste sentido não progrediram.

De qualquer forma são aplicações bem interessantes para se certificar de que uma pessoa tenha lá algum grau de parentesco com você e não seja um mero penetra em sua confraternização. :-)

Nenhum comentário: