sábado, 12 de janeiro de 2008

Parabéns, Belém!

Hoje, doze de janeiro, é uma data especial. Aniversário de uma linda morena, amável e encantadora. Aniversário de fundação da cidade de Santa Maria de Belém do Grão-Pará, nossa bela Belém!

Difícil descrever os diversos encantos e particularidades que esta cidade tem de especial. Talvez pelo clima, quente e úmido peculiar deste pedaço do Brasil.

Talvez seja pela gastronomia única que só o Pará pode oferecer. E isso só quem conhece açaí (o meu com açúcar e bem farinha, por favor), tacacá, maniçoba, tapioquinha ou mesmo uma pupunha com café preto sabe do que estou falando. Além de nossas exóticas frutas regionais, quase todas de sabor inigualável: cupuaçu -- minha fruta favorita, devo dizer, taperebá, bacuri e por aí vai (sem esquecer, claro, da nossa tradicional manga tirada do pé). Fica claro que são pra valer as palavras de nosso ilustre Mestre Pinduca:

Quem vai ao Pará, parou. Tomou açaí, ficou!
Talvez seja pela musicalidade da terra de Waldemar, do carimbó -- nossa dança mais tradicional, do lundu -- outra de maior sensualidade e do siriá, e também do tecnobrega (das aparelhagens como o Poderoso Rubi e o Treme-Terra Tupinambá-bá-bá-bá-bá... :-)

Talvez sejam as bençãos da Virgem de Nazaré, talvez a chuva das duas "que não pode faltar", a rivalidade e a paixão eterna do Re-Pa... Enfim, é difícil dizer o que há de mais encantador esta cidade.

Mas se há uma pessoa que talvez tenha conseguido expressar todo o sentimento que Belém desperta esta pessoa é Chico Sena, cuja canção "Flor do Grão Pará" (ouça-a aqui) foi eleita como a música que mais tem a cara da cidade. Tal como "Sampa" para a capital paulista ou o "Samba do avião" para o Rio de Janeiro.

Enfim... Esta é ou não é a cidade mais paid'égua do Brasil?

Parabéns, Belém!

Nenhum comentário: