sábado, 16 de fevereiro de 2008

Resumo (ou meio resumo) de sábado

Bem gente, hoje, penúltimo dia de Campus Party -- na realidade, último, pois amanhã o evento encerra às 14h -- o resumo vem no meio da tarde. Novamente está sendo dia de desenvolvimento. A rigor, continuação das palestras anteriores sobre os mesmo temas: desenvolvimento de jogos, linguagens Lua e Ruby. Houve um tutorial de Blender -- eu falei, B-L-E-N-D-E-R -- no espaço de software livre, mas como era no mesmo horário dessas de desenvolvimento, não assisti.

A primeira palestra da tarde já valeu o dia: Edgard Damiani fez um relato de sua experiência com desenvolvimento de jogos. A palestra foi bastante motivacional. Edgar enfatizou que os jogos devem surgir para cumprir seu papel de entretenimento. Pra ilustrar, convidou pessoas da platéia para jogarem no emulador de Atari 2600, o Stella. Criticou enfaticamente o que chamou de "inversão de valores" de desenvolvedores que priorizam detalhamento gráfico e tudo, ao invés de simplicidade, jogabilidade e divertimento. Precisa de um super gráfico pra ser divertido? Não, indagou.

Ainda segundo ele, é preciso meter a mão na massa e fazer. São várias as empresas de games que começaram da união de como fundo de quintal, mesmo. Usando as palavras de outro gamer conhecido, "os dez primeiros jogos que você fizer serão ruins", mas ainda assim, faça-os, aprenda, ganhe experiência -- foi a mensagem. Edgard também criticou a visão que ainda há de que jogos são coisas pra crianças (citou o deboche de uma secretária do ministro Gil, apresentando os projetos numa competição de games, como "joguinhos"). Ainda reforçou a filosofia do software livre com compartilhamento de código, com aprender estudando o que outros fizeram, ao invés da mentalidade que ainda existe de esconder, fechar algorítmos e atravancar a evolução tecnológica. Realmente foi uma palestra empolgante! Edgard ainda voltaria ao final da tarde para falar sobre efeitos de shader com o software Render Monkey.

A seguir, as palestras sobre Lua e Ruby deram seqüência às dos outros dias, com breves tutoriais de apresentação das respectivas linguagens. A propósito, os slides das palestras de desenvolvimento já estão disponíveis.

Para promover a área de casemod -- em especial estes dois modelos -- quem apareceu foi o cineasta José "do Caixão" Mogica Marins. Infelizmente, ficamos sem o registro, mas acreditem... Às 16h, os pilotos da Stock Car Cacá Bueno e Daniel Serra estarão dirigindo o simulador direto da feira do evento. Estarei lá!

Acho que é isso. Se houver algo relevante até a noite, registrarei aqui sem dúvida!

Nenhum comentário: