quarta-feira, 21 de maio de 2008

I Fórum de Tecnologia em Software Livre do Serpro Belém

O 1º Fórum de Tecnologia em Software Livre Serpro Regional Belém, aconteceu no período de 14 a 16 de maio. No primeiro dia do encontro, estiveram presentes várias pessoas representando as Instituições de Ensino Superior, Órgãos do Estado e Grupos de Usuários para prestigiar e compartilhar conhecimentos sobre essa tecnologia. Foram programadas para os três dias do encontro, várias palestras e apresentações de experiências sobre o tema. Ao final de cada expediente foram sorteadas camisas e canetas oferecidas pela equipe de software livre e a ASES Belém - Associação dos Empregados do Serpro Regional Belém.

No primeiro dia do evento foi contabilizada a participação de 192 pessoas, entre empregados e convidados, os quais destacam-se : João Carlos Bier (Consultor da Companhia de Informática do Paraná – Celepar), Elisabeth Ribeiro Eloy (Gerente do Projeto E-Car – Sunne/Serpro), Sandra Rocha (Coordenadora Projeto SET da Universidade Federal do Pará, UFPA), Lourenço Monteiro (Coordenador do Curso de Sistema de Informação do Centro Universitário do Pará, Cesupa), Marcelina Pereira (Coordenadora do Governo Eletrônico de Acesso ao Cidadão - Gesac/Seduc), Gerson Lima Vieira (representando a Divisão Tecnologia da Receita Federal do Brasil - Ditec) e Diego Lisboa Cardoso (Diretor de Tecnologia da Seduc, PA).

A primeira palestra do dia foi apresentada por Moacir Monteiro e Antônio Carlos com o tema Inclusão Digital/UCA. Nesta palestra foram apresentados os vários projetos de inclusão digital realizados pelo Serpro e a parceria entre o Serpro/Seduc nas escolas públicas do Estado do Pará. Em seguida ocorreu uma amostra de experiência sobre o software livre com o tema “Turma do Açai”, que foi ministrado por Rosinaldo Pinheiro (Seduc-PA).

No final da manhã, ocorreu oficialmente a abertura do I Fórum de Tecnologia em Software Livre Serpro Regional Belém, com a palavra de Raimundo Xavier, Coordenador do Comitê de Software Livre Belém que agradeceu a presença de todos, falou sobre a importância em se utilizar esta ferramenta e o papel do Serpro a frente do Software Livre, logo em seguida, Laury César Silva Andrade, Coordenador da Ação Corporativa a Nível Regional – ACNR, deu as boas vindas e parabenizou a realização do evento. Na abertura falaram também Sandra Rocha (Coordenadora Projeto SET da Universidade Federal do Pará) e Lourenço Monteiro (Coordenador do Curso de Sistema de Informação do Centro Universitário do Pará, Cesupa).

No período da tarde ocorrem as seguintes palestras:

  • E-Car, proferida por Elisabeth Eloy e Rogério Ueda, Sunne/BSB - esta ferramenta possibilita o acompanhamento, desenvolvimento de projetos e permiti ainda a parametrização de estruturas, funcionalidades e perfis conforme o cliente. Este sistema foi desenvolvido pela Celepar para gerir e controlar os projetos de planejamento da mesma. O Serpro passou a utiliza-la a partir deste ano;
  • Dot-Project, Kleber Carneiro, Tiblm - uma apresentação geral da ferramenta, com seus principais recursos para gerência de projetos em software livre;
  • Projeto Escola de Fábrica/Jovem Aprendiz, ministrada por Márcia Brandão e Erika Moraes, estes programas foram criados pelo Governo Federal, os quais oferecem a oportunidade de formação inicial e continuada a jovens de baixa renda e como a Empresa vem desenvolvendo-os na Regional Belém;
  • Boto Set Linux, Rosistela Pereira de Oliveira, repassou aos presentes que este projeto é uma parceira da Seduc com a UFPA e, esta ação contribui com mais um passo importante para a inclusão social digital por meio do software livre. O “Boto Set Linux” é um software livre que aperfeiçoou um outro através da ferramenta Set (desenvolvida pela UFPA) para melhorar a estrutura tecno-pedagógica nas escolas estaduais.
No segundo dia, 15/5, sete palestras ocorreram e contou com a participação de vários profissionais e alunos interessadas no tema. Seguindo a programação, foram apresentadas as seguintes palestras:
  • TELE IP”, proferida por Adriano Martins.
  • "Portais GTIC – Utilizando Zope e Plone”, onde José Maurício Lobato, Superintendência de Produtos e Serviços – Rede, Supre/RJ, falou sobre sua experiência na Supre no desenvolvimento do Portal GTIC (Gerenciamento de Tecnologia de Informação e Comunicação) utilizando ferramenta livres ZOPE/PLONE.
  • BrOffice.org e o Padrão ODF”, Raimundo das Graças Lima Xavier do Setor do Atendimento Especializado Belém, Gsblm, enfatizou sobre a importância em se utilizar o sistema livre e o formato ODF (Open Format Document), observando que a grande intenção do ODF é promover uma alternativa aos formatos proprietários de documentação, para que organização e os indivíduos não fiquem aprisionados em um único fornecedor.
  • Nova Distro Ubutu”, Davis Victor Feitosa de Oliveira - Tiblm, e Paulo Arruda - Tigte/RCE, repassou aos presentes como o processo de migração das estações de trabalho do Serpro, utilizam o Sistema Operacional Linux/Fedora Core 6. Nesta apresentação foram distribuídos alguns CD's do Ubuntu aos presentes.
  • Correio Livre Expresso”, Adriano Martins da Supti/BSB, o sucesso da experiência da empresa na plataforma livre e de como agrega a rede Serpro e seus Clientes um Groupware de email em software livre e o tráfego de email e informação em âmbito do governo federal.
  • Assinatura Digital no BrOffice.org”, Cláudio Ferreira Filho, presidente da Comunidade BrOffice.org, falou da importância da assinatura digital que garante a autenticidade dos documentos e há entidades especializadas (os cartórios) em assegurar a origem desses importantes pedaços de papel e principalmente o uso de documentos no BrOffice.org;
  • 10 Dicas no BrOffice.org”, Francival Lima da Gsblm, mostrou várias dicas e técnicas sobre a utilização do BrOffice que melhoram e auxiliam a produtividade do usuário.
No último dia 16/5, o evento aconteceu dentro da programação esperada e os temas foram:
  • Rede Local em Software Livre (RLSL)”, palestrante Paulo Arruda – Tigte/RCE; fez um retrospecto da utilização de software livre no Serpro, com foco na RLSL - Rede Local Software Livre mostrando os serviços disponibilizados e vantagens obtidas. Pequena abordagem sobre a nova distribuição para estação de trabalho.
  • Ambientes de Integração Continua, testes e repositório de componentes”, palestrante Allan Lima - Supde/FLA, que repassou para pláteia sobre a ferramenta que facilita o dia-a-dia de implementação de um projeto, proporciona uma infra-estrutura para inspecionar a qualidade do código e detectar antecipadamente problemas, além disso, dá suporte à testes de unidade automática, inspeção da qualidade do código fonte e permite sempre ter uma versão pronta para instalação do sistema;
  • Mantis: Visão Geral da ferramenta de Bugtracking”, palestrante Lenon Raiol - Sunat/BLM, foi repassado uma visão geral da ferramenta bugtracking mantis, mostrando com a mesma pode auxiliar no registro, acompanhamento e gerenciamento dos problemas encontrados durante a fase testes de software;
  • Vídeo Conferência Livre”, palestrante Mário Evangelista Neto – Supre/FLA, apresentou como funciona um sistema de video conferência em software livre, as tecnologias utilizadas, equipamentos e infra-estrutura de rede necessária, foi apresentado o “demo” de como instalar, configurar e customizar a solução openmash de video conferência livre;
  • Desenvolvimento WEB com padrões W3C”, palestrante Marcelo Andrade - Deblm, o foco principal apresentado foi a necessidade de se desenvolver sites e aplicações web dentro dos padrões definidos pelo W3C, foram apresentados algumas ferramentas e extensões a nevegadores web (como Mozilla Firelox) úteis ao trabalho do desenvolvedor;
  • Introdução ao Python”, palestrante Marcelo Lobo - Reblm, foi dado uma breve introdução sobre linguagem de python e apresentado suas características e paradigma, suas aplicações e os passos futuros de linguagem.

O Comitê Regional de Software Livre em nome do Coordenador de SL agradece e parabeniza todos envolvidos na organização do evento, que contou com a participação de diversos profissionais, os quais, se empenharam ao máximo em cooperar e compartilhar o conhecimento em tão pouco tempo. O I Fórum de Software Livre em Belém foi um sucesso absoluto!

Da Comunicação Social do Serpro Regional Belém.

Nenhum comentário: